Tatuagem Invisível

tattoo invisivel

“Um grupo de bioengenheiros no MIT (Instituto de Tecnologia Massachusetts) desenvolveu uma forma de armazenar o histórico de vacinação de um indivíduo em seu próprio corpo. Por meio de um adesivo com microagulhas, é possível inserir pontos quânticos sob a pele do cidadão. Qualquer pessoa com uma fonte de luz adaptada — um smartphone, por exemplo — consegue checar a “mensagem” deixada.

O sistema tem potencial para substituir as antigas carteiras de vacinação em papel e pode se mostrar mais eficiente que o registro digital. Em áreas pobres e países em desenvolvimento, profissionais de saúde frequentemente têm dificuldade para acessar o histórico de vacinas de cada pessoa.

Na experiência,  a equipe do MIT uso adesivos com microagulhas para depositar os pontos sob a pele de cobaias e depois conseguiu reconhecer a mensagem com uso de um smartphone, alterado para detectar luz quase infravermelha, invisível a olho nu. Os testes foram feitos também com corpos humanos de vários tons de pele. A mensagem persistiu por nove meses. Os cientistas acreditam que, no estágio atual da pesquisa, a mensagem se mantenha estável por cinco anos.

Jaklenec acredita haver outra aplicação comercial para a tecnologia — tatuagens invisíveis com função apenas estética, que possam ser percebidas sob alguma luz específica. “Se houver investimento, isso poderia acontecer em um ou dois anos”, diz a cientista. O trabalho já tem apoio financeiro da Fundação Bill e Melinda Gates.”

 

fonte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s