Biossegurança na Tatuagem

biossegurança

A tatuagem é feita na pele através da perfuração de diversas agulhas que injetam tinta. O contato da pele com a agulha e tinta pode fazer com que doenças sejam adquiridas. Você já parou para pensar sobre isso?

Você já deve ter se perguntado se a tatuagem causa hepatite. É muito fácil chegar nessa resposta, se a agulha perfura a pele e existe a perda de sangue, logo a tatuagem podem sim ser a causadora da hepatite e de diversas outras doenças.

Mas você pode evitar isso tomando alguns cuidados necessários antes de realizar a sua Tattoo.

Siga as nossas dicas!

1- Escolha cuidadosamente o estúdio e o tatuador. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária é o órgão que fiscaliza todas as ações que podem ser causadoras de epidemias. Os estúdios de tatuagens e seus tatuadores devem obrigatoriamente obedecer algumas regras que ela impõe para que não ocorra a transmissão de nenhuma doença.

2- A questão mais básica quando falamos de biossegurança, é o uso de materiais descartáveis, como luvas e agulhas. Portanto, tendo isso como premissa, acompanhe a montagem da máquina de tatuagem. Observe se o profissional está fazendo a montagem com o uso de luvas e abrindo a embalagem da agulha na sua frente. Os materiais que estão em contato direto com a pele também devem estar devidamente embalados.

3- O uso de máscara e protetor de clip cord, são alguns dos materiais que colaboram para que você realize um procedimento seguro. Quanto ao uso da biqueira, pode ser tanto descartável quanto de aço. Entretanto, para o uso de biqueira de aço é necessário que o estúdio possua uma autoclave para fazer a devida esterilização. Referente ao descarte da agulha, não é feita no saco de lixo. Ela deve ser colocada numa caixa de papelão chamada descarpack.

4- Observe se as agulhas e as tintas utilizadas na tatuagem são mantidas em embalagens esterilizadas. É fundamental que você presencie a abertura de agulhas e lâminas descartáveis e confira o descarte dos itens em recipientes próprios para esse fim.

5- É importante que a tatuagem ocorra num ambiente limpo, considerando que esse ambiente deve ser relativamente fechado, como uma sala ou um stand. Também confira se o estúdio é regulamentado pela Anvisa. Certifique-se que o local escolhido se preocupe com as normas de biossegurança.

Seguindo todas essas dicas, você pode fazer a sua tatuagem com segurança e tranquilidade. Boa sessão!

 

Via

veja.abril.com.br

terra.com.br

saude.sp.gov.br

amotatuagem.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s